A Área da Educação e Cultura compreende a Secção de Informação e Comunicação e a Secção de Educação e Cultura

Atribuições do Sector de Educação e Cultura

As atribuições deste sector são:

  • Representar Moçambique junto das instituições públicas portuguesas e outras vocacionadas à promoção da educação, ciência e cultura;
  • Promover intercâmbio científico e cultural entre Moçambique e Portugal;
  • Prestar apoio aos estudantes moçambicanos, em particular os bolseiros ao abrigo dos acordos entre os dois Estados, para a sua inscrição e melhor inserção no ensino superior e técnico-profissional em Portugal;
  • Promover a divulgação da cultura moçambicana em Portugal;
  • Gerir o website da Embaixada.

Em 1985, a República de Moçambique e a República Portuguesa celebraram Acordos de Cooperação nos domínios de Educação, Ensino, Investigação Científica e Formação de Quadros.

No âmbito dos Acordos, cidadãos moçambicanos frequentam, em Portugal, cursos superiores e técnico-profissionais. Os dois países cooperam, igualmente, no campo de investigação científica e de formação de formadores em várias áreas do conhecimento.

A Embaixada da República de Moçambique em Portugal é responsável pela tramitação dos processos de candidatura e ingresso de estudantes moçambicanos nas Universidades Portuguesas ao abrigo dos Regimes Especiais.

Incumbe, igualmente, à Embaixada acompanhar a formação dos estudantes bolseiros do Estado Moçambicano na República Portuguesa.

PRECISA DE ASSISTÊNCIA COM ALGUMA DÚVIDA OU OUTRA QUESTÃO?

Entre em Contacto